quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Ano novo , livro novo (2)


O segundo livro (citado no post abaixo). Típico para lembrar da liberdade, apesar de tudo.
Charles Bukowski é um dos meus heróis. Ou melhor: anti-herói. Sou chegado em autores "malditos" e em obras malditas e ele se encaixa como uma luva no gênero. Alcoolismo, prostitutas, brigas, marginais e o "escambau" povoam seus contos. "Misto quente" é um romance. Originalmente de 1982, têm nuances autobiográficas e trata de um período que vai da década de vinte até 1941 (acaba exatamente com o ataque dos japoneses em Pearl Harbour). Como nasceu em 1920, o livro narra infância, adolescência e começo da vida adulta. As críticas, a contra-capa e o prefácio insistem em dizer que ler essa obra ajuda a entender a formação do Bukowski escritor e seu estilo. Certíssimo.
Terminei de ler hoje, dois de janeiro. Fiquei empolgado pra começar o ano nesse pique, com "Trópico de capricórnio" de Henry Miller e "Pergunte ao pó" de John Fante.
Ainda estou na digestão de "Misto quente" e posso garantir que não é pesada. Não é uma sopa, evidente, mas também não é um joelho de porco completo(o próprio com chucrute, purê de batata holandês e arroz com curry).
Eu só conhecia suas experiências da fase adulta, já que toda sua obra tem características autobiográficas. Conhecê-lo assim, com pouca idade, foi educativo. Entendi como o álcool entrou na sua vida; entendi como se formaram suas posições políticas; entendi como funciona o germe do escritor e, nesse caso, um escritor maldito; entendi até outros escritores que fazem panfletagem da liberdade com pensamentos sofisticados, mas que nas páginas de "Misto quente" são simples e originais.
Enfim, o livro custa menos de 20 mangos pela ótima coleção da L&PM Pocket, vendida também em banca de jornal.
http://www.lpm-editores.com.br/v3/livros/layout_produto.asp?ID=739188
http://www.lpm-editores.com.br/v3/livros/layout_autor.asp?ID=57

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá, Mescalina, parabéns pelo texto de estréia, já conheci mas foi bom reler.
Já que gosta de anti-heróis e coisas afins, envio o endereço do blog de um aluno da VG ( provavelmente sua nova turma) para vc. dar uma olhada, parece-me que vcs. nadam nas mesmas águas.
Boas letras, abraços

Ana


www.prozaczone.blogspot.com

Anónimo disse...

Acho q já vi a capa desse livro.

Escritor maldito?!

...

fiquei curiosa.

beijos.

Deh disse...

Mais de 2 anos depois e matei a minha curiosidade, não desse livro, mas de outro do velho Buk (como vc mesmo o chama dada a intimidade. rs*)

Bem, agora só me resta pegar o começo da vida do Chinaski.

Fui apresentada a esse escritor maldito e, como ele adoraria, estou de quadro.

Não achei ele tão complexo e nem me provocou nenhuma reação filosofica, mas como me disse talvez quando ler outra vez perceba outras coisas, em outros momentos, com outra maturidade.

bjs