segunda-feira, 1 de junho de 2009

Temporadas lisérgicas




Nesta semana, duas temporadas de bandas com toques psicodélicos aterrisam em São Paulo: Júpiter Maçã e Dharma Samu. O primeiro no Studio SP (até dia 18/06) e a segunda no Bar Berlin (todas as terças de junho).

Eu conheci a obra do Júpiter por intermédio do Alex (do Dharma Samu)., que também me apresentou Syd Barrett. Antes disso conheci as bandas gauchas TNT e Cascavelletes, que ele fazia parte.

Ouvi o álbum "Sétima efervescência" por volta de 1998 e chapei. Dois "hits" (?) deste álbum foram gravados pr outros artistas: "Lugar do caralho" por Wander Wildner e "Miss Lexotan 6mg garota" pelo Ira. O disco é recheado de viagens de drogas, amores e cenas urbanas. Imperdível para qualquer apreciador de rock nacional alternativo.
Eu sempre dei muita risada com a confusão de que "Lugar do caralho" era cantada pelo Raul Seixas. Quando percebi o imbroglio, cheguei a pesquisar a música pelo nome no Soulseek e resultado era bem maior com o Raul do que com o Júpiter. E tem gente que defende a idéia estúpida. Afinal, Raul já estava morto quando o Júpiter compôs a canção.

Em 1999 saiu "PLastic Soda" e ele passou a se chamar Jupiter Apple. Fiquei viciado neste álbum. Escutei muito. Uma mistura deliciosa de bossa, jazz e psicodelia. Falando dele, me deu até vontade de ouvir novamente. A bossinha "Welcome to the shade" e a psicodélica "Head head" são obras importantes na minha formação musical, grudadas no tampão.

A discografia não fica aí, mas não conheço os álbuns posteriores tanto quanto os dois primeiros.


Transcrevo a letra de "Lugar do caralho"

Um Lugar Do Caralho

Júpiter Maçã

Composição: Júpiter Maçã

Eu preciso encontrar
Um lugar legal pra mim
Dançar e me escabelar
Tem que ter um som legal
Tem que ter gente legal
E ter cerveja barata

Um lugar onde as pessoas
Sejam mesmo afudê
Um lugar onde as pessoas
Sejam loucas e super chapadas
Um lugar do caralho

Sozinho pelas ruas de São Paulo
Eu quero achar alguém pra mim
Um alguém tipo assim
Que goste de beber e falar
LSD queira tomar
E curta Syd Barrett e os Beatles

Um lugar e um alguém
Que tornarão-me mais feliz
Um lugar onde as pessoas
Sejam loucas e super chapadas
Um lugar do caralho
Lugar do caralho

Sozinho pelas ruas de São Paulo
Eu quero achar alguém pra mim
Um alguém tipo assim
Que goste de beber e falar
LSD queira tomar
E curta Syd Barrett e os Beatles

Um lugar e um alguém
Que tornarão-me mais feliz
Um lugar onde as pessoas
Sejam loucas e super chapadas
Um lugar do caralho
Lugar do caralho


Studio SP - www.studiosp.org - r. Augusta, 591, Consolação, região central, tel. 3129-7040
Quintas à meia noite - Dj Tatá Aeroplano

Berlin - Rua Cônego Vicente Miguel Marino, 85, Barra Funda, São Paulo. (11) 3392-4594
Terças às 21 hs -
Com o DJ Waltinho tocando só os melhores LPs do gênero - Entrada: 5 mangos.
http://www.clubeberlin.com.br/


Sem comentários: