sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Festa Gomalina Gramofônica


Neste sábado, dia 30/01, às 22 horas, o pessoal do projeto Pirata realiza mais uma festa Gomalina Gramofônica na Livraria da Esquina. As bandas Sotádicos e Zói de Gato tocarão no evento, além das projeções de vídeo arte do "DiG.TV". Eu e o Alex Cruz (Mama Gumbo) faremos os papéis de "dejotas" com mp3. A festa será no espaço "B" da livraria.
Abaixo, transcrevo o release do Projeto Pirata.
Apareça!!
Livraria da Esquina

Tel: (11) 3392-3089
RUA DO BOSQUE, 1254/1236 (Barra Funda)
São Paulo/SP

http://www.livrariadaesquina.com.br/

"Projeto Pirata


O Projeto Pirata foi criado em 2009, na zona leste de São Paulo, por amigos que tinham um ideal comum: produzirem arte. Esse grupo heterogêneo é composto por artistas das mais variadas vertentes, como músicos, vídeo-makers, dj’s, fotógrafos, atores, poetas e dançarinos.
O objetivo do projeto é, através da troca de experiências, a possibilidade de produção artística independente e a viabilidade de seu possível consumo posterior, através de ações onde o público possa ter contato com essas produções. Essas ações são expressas em festas-shows multimídia, onde, além dos shows musicais, da discotecagem, temos projeções, performances e diversos outros acontecimentos que fazem da festa um grande acontecimento artístico e trazem ao público entretenimento e a possibilidade de contato com uma produção cultural e artística de qualidade, mas que nem sempre possui espaço para se mostrar. Dentre os diversos trabalhos desenvolvidos o Projeto possui três bandas de músicas autorais: Sotádicos, Mama Gumbo e Zói de Gato, além de projetos paralelos que visam o aprofundamento e as diversas possibilidades musicais em trabalhos de outros artistas como o grupo Ave Robertão – composto pelos integrantes das três bandas acima e que faz uma homenagem ao rei em releituras criativas; Los Borges – que revê as composições do clube da esquina em versões modernas e o grupo Dharma Samu que faz versões dançantes e instrumentais, com influências no funk e no jazz, de musicas da banda Led Zeppelin. O Projeto ainda possui dj’s, fotógrafos, vídeo-makers, atores, dançarinos e performers que participam ativamente das festas e criam uma aura de espetáculo, com possibilidades ilimitadas: exposições de fotografia, projeções em telões, dançarinas que interagem com as bandas, e muitas outras ações. O intuito do Projeto Pirata é subsistir como um “farol cultural”, porto de entretenimento e produção artística de qualidade, local onde se encontre diversão e cultura, e onde se perpetue a criação independente e a liberdade criativa.
Gomalina Gramofonica
Gomalina Gramofônica é a festa multi-mídia, onde os artistas do Projeto Pirata expressam seus trabalhos e onde o público pode ter acesso às diversas manifestações artísticas num evento ao mesmo tempo divertido e cultural. Além dos shows das bandas do projeto temos também dj’s, vídeo exposições de fotógrafos, projeções de vídeo arte, de curtas, intervenções com bailarinas e diversos outros elementos que mudam de acordo com o local, a estética da apresentação, as pessoas envolvidas ou o projeto a que se destina.
MAMA GUMBO - A Banda Mama Gumbo foi criada em 2004, na cidade de São Paulo, com o intuito de fazer um tipo de música que poucos faziam na época, a instrumental. Fugindo de modismos e tendências passageiras, o Mama Gumbo veio com a proposta de criar um som autoral, calcado em diversas influências e estilos, que vão desde o jazz, passando pelo groove, pelo blaxploitation e com influências de ritmos latino americanos. Sua formação remete aos antigos combos de jazz, contando com piano - teclados, sax - flauta, baixo, bateria e percussão. Suas apresentações são inusitadas e vigorosas, mesclando diversos elementos artísticos que possam contribuir com as imagens criadas pelo som.
OS SOTÁDICOS - Sotádicos, nome escolhido em homenagem ao poeta Gregório de Matos. Nasceu da experiência de seis rapazes que se conheceram num grupo de teatro experimental com um projeto de música na região de Sapopemba, zona leste. Após essa experiência artística a banda Sotádicos é inaugurada.
Com influências poliritmicas, o grupo toca o pulsar do coração de seus integrantes. O rock e toda a influencia da música brasileira e seus afluentes internacionais: “todo mundo é influenciado e se o novo aparecer, diga que o passado vai contaminá-lo”, diz a música “Não Tenho”. Os shows têm um caráter performático e emocionante onde o público é convidado a vivenciar musica por música de uma forma simples e visceral participando do caos-mantrasonoro que ecoa pelos seus sotádicos instrumentos musicais.
ZÓI DE GATO - A banda Zói de Gato tem em seu repertório musicas próprias e de outros compositores, trafegam entre o som oitentista e a modernidade eletrônica dos computadores.
AVE ROBERTÃO – A idéia inicial era se reunir para uma única apresentação numa festa de aniversário, porem o som e a alegria de tocar musicas de Roberto Carlos renderam outras apresentações cada vez mais inspiradas. No repertório musicas da fase Jovem Guarda do Rei
DHARMA SAMU – É uma banda criada no fim de 2008, na zona leste de São Paulo, que se propõe a fazer releituras instrumentais e dançantes de músicas do LED ZEPPELIN. Essetrabalho vem afirmar a música como algo sem barreiras, em constante mutação, algo ser criado e recriado, digerido e regurgitado, algo com possibilidades infinitas a serem descobertas,tentadas e repensadas, num movimento antropofágico e criador.
LOS BORGES – Reproduzir o repertorio de um disco mágico, esse foi o ponto de partida paraesse encontro. Clube da Esquina além de ser um marco na culturanacional, uma “tropicália
mineira”, é um disco recheado de frases belas, com linhas melódicas e harmonias complexas.
Em nenhum momento copiar é a idéia, e sim aprender, desconstruir, e se divertir.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Mama Gumbo em temporada no clube Berlin

A banda Mama Gumbo começa o ano de 2010 com uma temporada no clube Berlin numa tradicional festa chamada "Jazz Nights". Todas as terças de janeiro, a casa recebe o jazz psicodélico e dançante da banda a partir das 21 horas. A apresentação se divide em duas entradas.


O Berlin abre mais cedo neste dia da semana e, segundo os organizadores, conta ainda com "discotecagem 100% vinílica de João Ciriaco e Dubs. A festa é pioneira do gênero em SP." A entrada custa R$8,00 para homens e R$5,00 para mulheres. Com nome na lista (listaberlin@gmail.com) até meia noite (para listas enviadas até às 19 hs do dia anterior) mulheres não pagam e homens pagam 5 mangos.
O clube Berlin fica na Rua Cônego Vicente Miguel Marino, 85, Barra Funda, São Paulo. (11) 3392-4594.


E hoje, sexta feira, 15 de janeiro o Mama Gumbo toca também no Syndicat, um clube de jazz situado nos jardins. O show, com duas entradas, começa à 22 horas. As mulheres pagam 12 dinheiros e os homens 15 dinheiros. O Syndicat fica na Rua Moacir Piza, 64 - Jardins - Telefones: 3086-3037 e 3375-9185.


A banda acabou de lançar o álbum "Eletroroots" e, em plena divulgação, deixa-o inteiro disponível para download no blog "Periecos brechó". O MySpace, sempre atualizado e com músicas de outros álbuns, merece uma visita: possui agenda de shows, release, fotos e vídeos.

See ya, folks!
Slap ya Mama gumbo!